sábado, 6 de junho de 2015

ESPIRITUALIDADE COM SINAL +



O mês de Junho é já para os Professores e Alunos a recta final dum ano de luta e de empenho. A luz que se começa a ver ao fundo do túnel. O mês que já começa a cheirar a férias, a festas dos santos populares, a planeamento de saídas, idas à praia ou a outros lugares.
Com certeza um momento de balanço e de olhar para as vitrinas das escolas e saber ler as pautas das avaliações. Passei ou não? Quantas positivas e quantas negativas? Serei recompensado pelos meus pais ou penalizado em imensas coisas?
Na verdade, a meta ou se chega lá ou então fica-se pelo caminho. Cortar a meta é sinal de esforço, dedicação e empenho. Ficar-se pelo caminho pode ser sinal de muita coisa.
Aos professores, alunos e pais, este mês é seguramente de avaliações a todos os níveis. É bom olhar para trás e perceber que houve caminho feito. É frustrante quando se passou o tempo, e este não foi aproveitado, muito menos proveitoso.
Há de tudo. E a tudo nos temos que habituar. Saber lidar com todas as situações sem rodeios e sem meias verdades ou paninhos quentes, não resulta em nada.
O realismo deve ser a pedra de toque de todos os intervenientes no processo ensino-aprendizagem. Quer para os que obtiveram sucesso, quer para os que ficaram pelo caminho.
Bom final de ano lectivo para todos.

O Assistente Espiritual do MOMIP


Sem comentários:

Enviar um comentário