quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ESPIRITUALIDADE COM SINAL +

Acabamos de iniciar mais um ano escolar. Com ele voltam um conjunto de rotinas que temos, diariamente, transformar em coisas sempre novas e atractivas.
Hoje, cada vez mais, o Professor tem de ser aquele que quebra barreiras, monotonias, simplismos e rotinas que fazem encalhar muitos alunos.
Dia atrás de dia, o amanhecer dum Professor deve ser sempre novo, renovado e com capacidade de ajudar os seus alunos a encararem a monotonia da escola como algo apetecível e agradável.
Não é fácil. Confesso que, para isso, são precisas muitas coisas que, hoje, infelizmente estão fora de moda e dos ingredientes que qualquer Professor deveria ter: paciência, empatia, simpatia, amor recíproco, tolerância, atenção aos pormenores, criatividade, ousadia, confiança, determinação, gosto pelo que faz, paixão (nos dois sentidos: de amar intensamente e de saber sofrer com) apoio dos Pais, apoio das Direcções e tantas outras coisas.
Deveremos passar duma educação formal e muito formalista para uma educação mais personalizada, mais afectuosa e próxima. Mais do que conhecimentos, os nossos alunos, hoje, estão carentes de atenção, de carinho, de apoio, de incentivos e de alguém que os estimule a mais e melhor. Professor Motivador, sim, Professor instuctor, não.
Sempre afirmei que a Missão do Professor é nobre e sublime. Mas para isso, há que deixar o "educadamente correcto" e mero profissionalismo e passar para o amorosamente correcto.
Sempre me bati que por mais formação académica que um Professor tenha e por mais instrução que passe aos alunos, é crucial e vital para o sucesso educativo (e não apenas escolar) a transmissão contínua de Atitudes e Comportamentos sadios e dignos de humanismo que marcam a personalidade do aluno.
Sem isso, ficaremos refães apenas e só da instrução e do ensino escolar.
Bom ano escolar para todos vós, que sois Professores, e que precisais de todo o nosso apoio.
O assistente do MOMIP
Pe. Nuno Miguel Rodrigues


Sem comentários:

Enviar um comentário