sexta-feira, 18 de março de 2016

PROJECTO ABRAÇAR A MISSÃO



ABRAÇAR A MISSÃO, o terceiro dia de formação em Fátima. Unidos neste projeto, o grupo de 15 voluntários reuniu-se no passado dia 12 de março, na Casa Verbo Divino, em Fátima, para mais uma etapa da formação. Este dia foi marcado por duas ordens de trabalho diferentes que se intervalaram com um almoço-convívio. A sessão da manhã, orientada pelo Pe. Nuno Rodrigues, teve como mote o tema “a arte de cuidar” e a sessão da tarde prendeu-se com questões práticas do projeto.
Da reflexão “A arte de cuidar” numa lógica de proximidade salientam-se quatro cuidados: no sentido vertical o cuidar de mim e o cuidar de Deus, e no sentido horizontal, o cuidar dos outros (os nossos e os outros com quem nos cruzamos) e o cuidar do mundo, nossa casa. Nestas relações e cuidados deve-se procurar evitar as comparações entre indivíduos e culturas, não impor as nossas linguagens e condutas comportamentais, nem adotar paternalismos que possam ferir suscetibilidades. Pelo contrário, deverá ser fomentado o respeito pela diferença através da assertividade na linguagem e no trato, através da simplicidade e da humildade da nossa conduta e através da responsabilidade moral pelo que nos propomos a construir.

 O Pe. Nuno Rodrigues alertou-nos ainda para alguns desafios e atitudes que podemos e devemos reforçar em nós: a alegria e o entusiasmo missionário, a humildade na vivência humana e cristã, a força comunitária e o amor fraterno. Neste sentido, foram citados Baden-Powell e o Papa Francisco que nos apontam a possibilidade de, na nossa passagem e pelas nossas mãos, construir um mundo melhor.
Já no período da tarde e com a presença de Rui Branco da Solsef, tratam-se questões práticas de ordem logística e questões financeiras. Foram apresentadas as versões finais do documento de apresentação do projeto e da infografia e o orçamento final. Fez-se também um briefing e um ponto da situação de atividades desenvolvidas e a desenvolver para a angariação de patrocinadores e fundos.

Durante todo o dia sentiu-se coesão e um ativo envolvimento de todos os voluntários que, pelo sonho, caminham e abraçam esta missão.
O próximo encontro está previsto para o fim de semana de 30 de abril e 1 de maio.


Notícia por Cláudia Viana
Voluntária do Projeto Abraçar a Missão e membro do grupo de comunicação


Para quaisquer informações ou colaboração neste projeto contactar:
Telemóvel
+351 960 225 472




Sem comentários:

Enviar um comentário