domingo, 2 de agosto de 2015

2º DIA DO ENCONTRO - INSERÇÃO NUMA COMUNIDADE RELIGIOSA DE CLAUSURA



Alegre a manhã do dia de hoje, 2 de Agosto de 2015, que começou a brilhar com os cânticos das Irmãs Concepcionistas Franciscanas. Neste local, Convento STª Beatriz (Viso), celebramos a Eucaristia presidida pelo Pe. Tiago Barbosa e com a homilia feita pelo Pe. Nuno. De seguida passamos ao momento dedicado à Espiritualidade e ao tema “Família e Dom da Vida Consagrada”.
O Padre Nuno levou-nos a reflectir sobre as conclusões do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Casamento deve ser sinal de três vectores: Unidade, Fidelidade e Unidade na Fecundidade. Também se falou das várias formas de família hoje (divorciados, homossexuais…). Neste campo o Papa Francisco afirma que a Igreja deve “ crescer na arte de acompanhar e acolher o outro”.
O Padre Tiago brindou-nos com “A missão no DNA da identidade cristã”. Como “discípulos missionários” devemos redescobrir o Evangelho e estarmos abertos à Missão. O nosso compromisso traduz-se: Ide; Fazei; Baptizando e Ensinando. Subir à montanha com Fraternidade e desce-la com Caráter e assumir que “nada do humano lhe pode parecer estranho”.
O almoço foi em jeito de pic-nic com verdadeira Alegria de Partilha.
A tarde foi recheada de emoções sublinhada com testemunhos de dois casais, cujos filhos são Consagrados. Os pais da Irmã Ana Beatriz falaram-nos, via skype de Sintra, de como se sentem orgulhosos de terem uma filha que optou por este estilo de vida contemplativa. O outro casal, foi os pais do Padre Nuno, nosso Assistente, que nos emocionaram com algumas histórias do seu filho desde os 10 anos.
E o pôr do sol chegou com a partilha do Irmão Carmo, director do CEPAC, sobre a sua actividade que gere e como podem colaborar os voluntários nas várias valências (banco da roupa, gabinete médico, ensino do português…) desta instituição e como o MOMIP pode linkar melhor na inter-ação com o CEPAC
Hoje, terminamos o dia com a nossa cadeia de oração pelo MOMIP, pois é realizada todos os dias 2 de cada mês.

                                                                                                              Cristina Torres Ferreira














Sem comentários:

Enviar um comentário