quarta-feira, 5 de agosto de 2015

5º - DIA – “ FAMILIA EDUCAÇÃO” E VISITA A VISEU



Iniciamos a manhã com o arco-íris do Terço Missionário na Igreja do Carmo, seguido da Eucaristia com a comunidade.

Após este momento tivemos a presença do Prof. César das Neves que fez a exposição sobre “Família Educação” e começou por definir que Educação é feita na Família e Ensino aprende-se na escola.

O que se aprende na Escola?:

·         Linguagem

·         Bases conhecimento

·         Mente ordenada

·         Trabalho

Prof. César das Neves advoga que “O professor é o jardineiro numa escola que é o jardim do conhecimento”.

No entanto, hoje a educação é feita pela televisão…os jovens têm muito poder de compra apesar de não trabalharem…Por outro lado, os jovens não têm liberdade, pois são mais homogéneos, mais formatados (vestem roupas com a mesma marcar, ouvem a mesma musica …em todos os locais, ou seja, não há diferença regional).

Repudiamos a gravidez na adolescência e promovemos o sexo nesta mesma idade; situação de incongruência que nos leva ao dogma do Prazer!!

Hoje, há excesso de tolerância, pois não há escolha; por exemplo: a criança quer o bolo e o chocolate, e o adulto dá-lhe ambos. Nada é proibido.

É um tempo que se julga sem tabus, mas está cheia deles.

Em 2006 o Cardeal Jorge Bergoglio no seu livro “Formar: Exigência e Paixão” apresenta os elementos fundamentais da Educação:

§  Memória (é preciso tradição, pois todos somos educados numa cultura)

§  Vivência (fazer encontro com os outros)

§  Discernimento/Critica (confrontarmo-nos com uma coisa e depois aceitar ou rejeitar, que nos leva à escolha e arriscar)

Há quem defenda valores culturais ideológicos opostos:

ü  Tolerância (contrário à memoria, é dizer que tudo é igual; criamos pessoas sem raízes)

ü  Fascínio pela ciência

ü  Sedução (pela publicidade, pelo discurso…elimina a critica; cria “fantasmas”)

O nosso convidado terminou referindo a encíclica ”LAUDATO SI” nº 213:

“Vários são os âmbitos educativos: a escola, a família, os meios de comunicação, a catequese, e outros. Uma boa educação escolar em tenra idade coloca sementes que podem produzir efeitos durante toda a vida. Mas, quero salientar a importância central da família, porque «é o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico. Contra a denominada cultura da morte, a família constitui a sede da cultura da vida».[149] Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correcto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito pelo ecossistema local e a protecção de todas as criaturas. A família é o lugar da formação integral, onde se desenvolvem os distintos aspectos, intimamente relacionados entre si, do amadurecimento pessoal. Na família, aprende-se a pedir licença sem servilismo, a dizer «obrigado» como expressão duma sentida avaliação das coisas que recebemos, a dominar a agressividade ou a ganância, e a pedir desculpa quando fazemos algo de mal. Estes pequenos gestos de sincera cortesia ajudam a construir uma cultura da vida compartilhada e do respeito pelo que nos rodeia.”

Às 14:30 o comboio turístico levou-nos a descobrir as riquezas paisagísticas e arquitectónicas de Viseu. Terminamos a nossa paragem no Museu Nacional Grão Vasco a fim de o visitar.

Hoje, encerramos o dia com a alegria do nosso Serão Missionário com várias partilhas musicais.




















Sem comentários:

Enviar um comentário